Tudo sobre Otoplastia
A Otoplastia é o nome dado à cirurgia plástica para a correção das orelhas proeminentes ou popularmente conhecidas como “orelhas de abano”. Esta intervenção, em geral, é efetuada aos 7 anos de idade, período que corresponde ao início da vida escolar e início de situações constrangedoras para a criança. A técnica cirúrgica depende da deformidade apresentada e corrige:
-
• Orelhas muito grandes (Orelha de Abano)
-
• Correção de cirurgia prévia da orelha.
O objetivo é corrigir o ângulo entre a orelha e a cabeça e criar as unidades anatômicas de uma orelha normal (anti-hélice, escafa). A cirurgia plástica na orelha (Otoplastia) pode ser efetuada sob anestesia local com sedação no caso de pacientes mais velhos ou anestesia geral no caso de crianças.
​
1
A Otoplastia é uma intervenção segura?
A cirurgia em si é uma intervenção segura. A anestesia geral traz um risco muito pequeno (menor que o,1%) quando é feita uma avaliação pormenorizada pelo médico anestesista e quando utilizadas as drogas corretas.
2
A Otoplastia é dolorosa?
Em geral a Otoplastia é pouco dolorosa e a maioria dos pacientes requerem apenas analgésicos simples (Dipirona, Paracetamol).
3
Qual a importância dos fatores psicológicos para a realização de uma Otoplastia?
A estabilidade emocional é o fator primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética. No caso de crianças pode-se requisitar um apoio psicológico extra para que haja um bom resultado final.
4
Devo ficar internado(a)?
A alta hospitalar pode ser no mesmo dia da intervenção se a cirurgia for realizada no período da manhã.
5
Fico com alguma cicatriz?
As incisões são efetuadas na parte de trás da orelha e, em geral são de boa qualidade.
6
Quais os cuidados no pós-operatório?
O paciente deve utilizar uma faixa elástica durante um mês e depois apenas à noite durante mais um mês. Dependendo da deformidade a ser corrigida este tempo pode ser menor.