top of page

Tudo sobre Abdominoplastia

Abdominoplastia é uma cirurgia plástica que retira o excesso de gordura e de pele indesejada do abdome. Não é uma cirurgia de emagrecimento pois o objetivo é diminuir a flacidez da barriga, especialmente na parte de baixo do umbigo.

O ideal é que a paciente tenha gordura localizada e pele pendente; pacientes com grande sobre-peso precisam ser avaliados individualmente.

Abdominoplastia retira estrias?

A abdominoplastia pode retirar estrias que estão abaixo do nível do umbigo pois nessa região, comumente, o excesso de pele na região e gordura superficial vão ser retiradas.

As estrias que estão acima do umbigo ou muito lateralmente, usualmente permanecem pois estão numa região de pele que não costuma ser retirada. Isso não se aplica para casos de abdominoplastia circunferencial ou Flor de Lis.

2

Qual a anestesia para abdominoplastia?

A grande maioria dos cirurgiões plásticos opta pela anestesia geral pela maior segurança e controle dos parâmetros médicos durante a cirurgia pelo anestesista. Outra opção seria a peridural ou raquianestesia.

Pode também ser associada a anestesia raqui com geral, com o objetivo de ajudar no conforto da paciente no pós operatório.

Alguns médicos optam por apenas operar com peri/raqui anestesia e isso deve ser conversado com o cirurgião plástico para entender os prós e contras dessa conduta.

3

O que acontece com a parede abdominal?

Quando existe uma frouxidão da parede abdominal às custas de frouxidão ou alargamento do musculo reto abdominal, a técnica cirúrgica pode tratar também a diástase do músculo reto abdominal. Isso ajuda também na melhora do contorno corporal, especialmente nas mulheres.

Para entender melhor, imagina que a parede abdominal funcione como uma cinta. Se ela for muito frouxa, a barriga pode se distender. Usualmente, após a gravidez e pacientes obesos, podem necessitar da correção da diástase do musculo reto abdominal.

Importantíssimo entender que a gordura que está dentro da barriga não melhora com a abdominoplastia. Essa gordura é chamada de visceral e quando está aumentada, compromete o resultado da cirurgia dificultando obter um abdome mais reto pois a gordura “empurra” a parede abdominal para fora.

4

Abdominoplastia usa dreno?

Pode ser necessário o uso de drenos na abdominoplastia. Não existe consenso entre todos os cirurgiões.

Observamos que é frequente associar a lipoaspiração com a abdominoplastia e, portanto, vai ocorrer saída de liquido pelos drenos nos dias que se seguem da cirurgia.

Cirurgiões que não usam drenos costumam fazer “pontos de adesão” entre a pele e parede abdominal.

Com isso, fecha-se “espaço virtual” e minimiza a presença de líquidos. Mesmo assim, usando ou não drenos, pode ocorrer hematoma ou seroma e, por isso, é importante seguir as recomendações pos operatórias.

6

Dói a retirada dos drenos?

A maioria dos pacientes refere uma sensação de desconforto pequena, mas não de grande dor.

A permanência dos drenos depende da quantidade de líquido que sai a cada 24 horas. Dependendo do volume, o medico opta pela sua retirada.

5

Como é a lipoadbominoplastia?

É a associação de abdominoplastia com lipoaspiração tanto na barriga como na cintura e lateral do abdome. Ajuda muito no contorno corporal. Essa associação tem sido cada vez mais feita pois já se comprovou sua segurança.

O conselho federal de medicina não contra-indica essa associação.

7

Quem faz abdominoplastia pode voltar a ter barriga?

Sim. O motivo é pelo fato de que a cirurgia não trata a gordura visceral que é aquela gordura que fica entre os órgãos e é perigosa para saúde.

O cirurgião plástico atua na região abdominal superficial, ou seja, acima dos músculos da parede abdominal. Se o paciente tiver gordura visceral ou voltar a engordar, pode perder resultado da abdominoplastia.

8

Quanto tempo depois da abdominoplastia a barriga fica reta?

Isso depende de cada paciente e da técnica usada. O conceito de barriga chapada ou barriga reta deve ser visto com cautela pois depende muito da anatomia da paciente e do que pode ser feito.

9

Qual a diferença da abdominoplastia para a mini-abdominoplastia?

A abdominoplastia envolve uma cicatriz maior, usualmente em toda porção de baixo da barriga, podendo se estender para os lados e para as costas (depende do caso). Sempre o cirurgião plástico vai tentar fazer a menor cicatriz possível.

A mini-abdominoplastia retira muito menos pele/gordura, focando apenas na parte de baixo do umbigo. Usualmente está indicada para pacientes com pouca flacidez restrita abaixo do umbigo e sem muita pele acima do umbigo que possa ser “puxada”. A cicatriz é menor.

10

Pode operar hérnia junto?

Sim e, nesse caso, o convenio pode cobrir a hérnia umbilical (custo hospitalar). Com isso, usualmente o custo hospitalar geral acaba reduzindo para quase 50% (depende do caso). A Viva Plástica vai avaliar como pode te ajudar da melhor maneira possível.

Para outros tipos de hernia, usualmente não se recomenda operar ao mesmo tempo.

11

O que é a diástase do reto?

A diástase do musculo reto abdominal é o aumento da distância entre os 2 musculos reto abdominais. Isso ocorre usualmente quando paciente ganha muito peso ou após gestações.

Na abdominoplastia, pode-se tratar a diástase do reto.

12

Posso engravidar depois da abdominoplastia?

Sim. No entanto, possivelmente vai perder o resultado da cirurgia.

13

Quem pode fazer abdominoplastia?

Idealmente, os pacientes devem:

  • Tem apenas pouco peso acima do ideal;

  • Ser saudáveis;

  • Não desejam engravidar em breve;

  • Não fumantes;

  • Ter expectativa realista.

14

Como é feito o pós operatório?

  • O paciente recebe prescrição de remédios para tomar depois da cirurgia;

  • Deve-se programar drenagem linfática para iniciar ao redor do 2-3 dia;

  • Repouso relativo mas estimular andar com ajuda já no primeiro dia pós operatório;

  • Precisa usar cinta abdominal pelo tempo determinado pelo cirurgião plástico;

  • Alimentação será leve, rica em proteínas, restrição de sal, sem leite ou derivados, sem refrigerantes, sem adoçantes, pouco carboidratos.

15

Será feito novo umbigo?

  • Geralmente, sim. Na mini-abdominoplastia, o umbigo costuma ser preservado.

  • Quando se fala em novo umbigo, na verdade, muitas vezes ele é reposicionado. Isso ocorre pois quando se resseca o excesso de pele e gordura, ao tracionar a pele para baixo, o umbigo precisa ser refixado em sua nova posição.

16

Como cuidar do umbigo depois da abdominoplastia?

Deve-se manter o umbigo seco e limpo. Se o curativo ficar sujo, troque conforme a necessidade. Após a retirada dos pontos, pode-se usar moldes de umbigo ou gaze dentro para evitar estenose. Isso é muito importante.

Lembre de sempre manter o umbigo seco para minimizar infecção no local.

14

Como é feito abdominoplastia após obesidade?

Nesses casos, a redução de peso de dezenas de kilos costuma gerar muito excesso de pele. Não tem segredos… A cicatriz será extensa podendo ser circunferencial e/ou com cicatriz mediana no tronco (Flor de lis). É realmente uma troca na qual o paciente vai ter uma melhora no contorno corporal as custas das novas cicatrizes.

A grande maioria dos pacientes acha essa troca viável e por isso essa cirurgia costuma ser muito procurada por quem faz cirurgia bariátrica. Os cuidados pós operatórios são similares a abdominoplastia convencional, intensificando o cuidado nutricional.

14

Como é feito o pós operatório?

  • O paciente recebe prescrição de remédios para tomar depois da cirurgia;

  • Deve-se programar drenagem linfática para iniciar ao redor do 2-3 dia;

  • Repouso relativo mas estimular andar com ajuda já no primeiro dia pós operatório;

  • Precisa usar cinta abdominal pelo tempo determinado pelo cirurgião plástico;

  • Alimentação será leve, rica em proteínas, restrição de sal, sem leite ou derivados, sem refrigerantes, sem adoçantes, pouco carboidratos.

Design sem nome (17)_edited.jpg

Quer agendar sua avaliação agora? 

Somos  especialstas em realizar sonhos com toda segurança. Converse com nosso time,conheça todos s cirurgiões que realizam este procedimento e prepare-se para uma "experiência' cirúrgica de primeiro mundo!

bottom of page