Tudo sobre Reconstrução da Areola e do Mamilo.
A reconstrução da aréola e do mamilo é uma etapa importante na cirurgia da reconstrução mamária. Muitas mulheres deixam de fazer esse procedimento porque não desejam mais realizar outras cirurgias. Entretanto, na maioria das vezes, pode ser feito através de pigmentação ou com cirurgia de caráter ambulatorial.
1
Como é o procedimento
A reconstrução da aréola e do mamilo é uma etapa importante na cirurgia da reconstrução mamária. Em alguns casos, não será possível preservar a aréola e o mamilo durante a mastectomia, mas existe uma possibilidade de reconstruí-los após a reconstrução da mama. Muitas mulheres deixam de fazer esse procedimento porque não desejam mais realizar outras cirurgias.
A reconstrução do mamilo é feita, normalmente, depois que a mama reconstruída cicatriza, pelo menos três ou quatro meses após a cirurgia de reconstrução. O mamilo pode ser reconstruído a partir da pele do local, de enxerto ou de ambos. O uso de pigmentação (tatuagem) é uma opção interessante para reconstrução, incluindo as técnicas em 3D.
Uma vez que o mamilo é reconstruído, um protetor é colocado junto a uma pomada antibacteriana para protegê-lo. A cirurgia de reconstrução do mamilo pode variar entre 30 minutos e uma hora. A tatuagem, quando realizada, acontece cerca de três meses após a cirurgia de reconstrução do mamilo e, geralmente, leva de 30 a 40 minutos. Outra opção para a aréola é o enxerto de pele, que pode ser usado a partir da região inguinal (área entre o abdômen e as pernas), ou mesmo da aréola da outra mama, quando for possível e realizado durante a mamoplastia redutora.