Tudo sobre Lipoescultura
Se você tem alguma região do corpo onde há pouco volume e projeção, a lipoescultura pode te beneficiar para melhorar o seu contorno corporal. O objetivo da lipoescultura é eliminar as gorduras em excesso de locais desagradáveis e usá-las em outros locais para modelar outras partes do corpo.
Pode ser realizado nos glúteos, sulcos da face, lábios ou em outras depressões e irregularidades do corpo. Lipoescultura, é portanto, a retirada de gordura de locais indesejáveis do corpo (feita através da lipoaspiração) e a colocação dessa gordura aspirada (lipoenxerto) em locais pré determinados, para se aumentar o volume.
Não há lipoescultura sem lipoaspiração, sendo esses dois procedimentos obrigatoriamente associados entre si.
1
INDICAÇÃO
Objetivo é melhorar o contorno corporal através da aspiração de gordura em áreas localizadas e a colocação dessa gordura em regiões onde há pouca projeção. Vários problemas podem ser amenizados: melhora da depressão em sulcos e rugas da face, preenchimento de depressões e sequelas de cicatrizes em inúmeras regiões do corpo.
Na reconstrução de mama após mastectomia, a lipoescultura pode melhorar bastante o contorno da mama reconstruída. O aumento estético das mamas com lipoenxertia ainda não tem sua segurança, a longo prazo, comprovada.
2
ANESTESIA
Peridural com sedação ou anestesia geral dependendo da área corporal a ser abordada.
3
TÉCNICA CIRÚRGICA
Através de pequenos orifícios em locais camuflados, é realizada a aspiração de gordura em áreas variadas do corpo (lipoaspiração). Através de cânulas conectadas a um aparelho que faz vácuo, aspira-se a gordura.
A gordura aspirada é colocada para decantar (em repouso em seringas especiais) e com isso se consegue separar a gordura do sangue e de outras impurezas. Esse material é injetado em regiões deprimidas, retraídas e de pouca projeção. Podemos moldar essas regiões através de massagens feitas logo após as injeções. A gordura injetada contém células gordurosas que permanecem vivas após o contato com o leito receptor (local onde a gordura é injetada).
Há uma taxa de absorção que pode variar de 30 a 50% dependendo do local onde for realizada a lipoenxertia. Por conta disso, sempre realizamos uma correção “para mais”, por causa da taxa de absorção dos enxertos.
4
Abdominoplastia usa dreno?
Pode ser necessário o uso de drenos na abdominoplastia. Não existe consenso entre todos os cirurgiões.
Observamos que é frequente associar a lipoaspiração com a abdominoplastia e, portanto, vai ocorrer saída de liquido pelos drenos nos dias que se seguem da cirurgia.
Cirurgiões que não usam drenos costumam fazer “pontos de adesão” entre a pele e parede abdominal.
Com isso, fecha-se “espaço virtual” e minimiza a presença de líquidos. Mesmo assim, usando ou não drenos, pode ocorrer hematoma ou seroma e, por isso, é importante seguir as recomendações pos operatórias.
6
TEMPO DE CIRURGIA
Após a lipoaspiração, dura cerca de 1 hora para se modificar os contorno do corpo.
5
TEMPO DE INTERNAÇÃO
Entre 12 e 24 horas. Vai depender do volume aspirado e da região a ser tratada.
7
Pós operatório
Como esta cirurgia está muito ligada à lipoaspiração, apresentaremos aqui as informações mais direcionadas à lipoescultura. As orientações gerais são semelhantes às de lipoaspiração.
Informações adicionais e dúvidas são discutidas no consultório.
-
Não se deve manipular as áreas que receberam o preenchimento com gordura (local dos enxertos);
-
É muito importante comunicar ao fisioterapeuta sobre esses locais;
-
Nas áreas onde houve lipoaspiração, as drenagens linfáticas são permitidas;
-
Dessa forma, se você tiver feito lipoenxertia na região glútea (bumbum), orientamos evitar sentar diretamente sobre a área tratada. Principalmente no primeiro mês, para evitar a reabsorção exagerada.Esses cuidados devem ser mais intensos nos primeiros 30 dias.
8
RESULTADOS
Você pode ter uma boa noção do resultado desejado em torno do terceiro mês. Nessa época, a diminuição do edema (inchaço) atinge 80%. Em 6 meses, teremos o resultado final da cirurgia.
9
POSSO ASSOCIAR A LIPOESCULTURA A OUTRA CIRURGIA PLÁSTICA?
Com certeza. É bastante comum ser realizada em conjunto com abdominoplastia, prótese de mama, dentre outras.
10
EXISTE ALTERAÇÃO DE SENSIBILIDADE NO LOCAL OPERADO?
É muito comum haver alteração da sensibilidade devido ao edema. Essas alterações são temporárias.
11
O que é a diástase do reto?
A diástase do musculo reto abdominal é o aumento da distância entre os 2 musculos reto abdominais. Isso ocorre usualmente quando paciente ganha muito peso ou após gestações.
Na abdominoplastia, pode-se tratar a diástase do reto.
12
HÁ MUITA DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
A intensidade varia de paciente para paciente. É um procedimento de dor moderada mas que responde bem ao uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
13
É RECOMENDÁVEL FAZER DRENAGEM LINFÁTICA DURANTE O PÓS OPERATÓRIO?
É PROIBIDO nas áreas que receberam os enxertos de gordura (lipoescultura), mas é OBRIGATÓRIA nas áreas onde foi feita a lipoaspiração. Esse procedimento diminui mais rapidamente o edema e o desconforto. Geralmente se inicia no terceiro dia, reduzindo a incidência de fibroses e retrações.
14
EM QUANTO TEMPO OBTENHO O RESULTADO FINAL?
​Em torno de 6 meses. Varia de paciente para paciente