CIRURGIAS FACIAIS E PESCOÇO
Nariz, rosto, boca, olhos, pescoço. Formas vivas ganham novos contornos pelas mãos dos nossos cirurgiões plásticos. A medicina de ponta se une ao equilíbrio da arte com a missão de melhorar a aparência física e recuperar a autoestima das pessoas.
Lifiting facial
O lifting facial ou ritidoplastia é uma cirurgia plástica que ajuda a suavizar os sinais de envelhecimento e recuperar o tônus da pele.
Dados do Censo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com ano base de 2018, apontam que o lifting facial representou 3,4% de todas as cirurgias plásticas feitas no Brasil. Também chamado de ritidoplastia, este é considerado o procedimento de maior efetividade para amenizar os sinais do tempo, sendo indicado para homens e mulheres a partir dos 45 anos ou para pacientes com elevado grau de envelhecimento facial.
Entretanto, é preciso salientar que o lifting facial não é capaz de parar o processo natural de envelhecimento. Logo, o paciente deve manter uma rotina regrada de cuidados com a pele, com o uso de produtos adequados e protetor solar diariamente.
A cirurgia de rejuvenescimento facial – o lifting facial – é capaz de minimizar vários sinais de envelhecimento, tais como:
Vincos profundos, como o do bigode chinês;
Flacidez da face;
Excesso de gordura na mandíbula ou no queixo;
Marcas de expressão na testa;
Marcas próximas aos olhos, o famoso pé de galinha;
Flacidez do pescoço.
Rinoplastia
A cirurgia plástica no nariz pode ser feita por razões estéticas ou de saúde. Dependendo da finalidade da cirurgia, pode alterar a estética, a função ou a estrutura do nariz do paciente.
​
Cirurgia plástica no nariz para estética
Em termos estéticos, a cirurgia plástica no nariz é uma das mais realizadas ao redor do mundo. Ela pode corrigir deformidades originárias de doenças, traumas ou que se desenvolveram ao longo do crescimento. Esse tipo de reparação costuma resultar também na melhora da autoconfiança e da autoestima do paciente.
​
Cirurgia plástica no nariz por questões funcionais
​
Ainda, a Rinoplastia pode ser realizada por questões funcionais do nariz. Um dos principais motivos para essa cirurgia é o desvio de septo, situação que atinge milhões de pessoas. O desvio de septo pode atrapalhar a respiração, principalmente após esforços físicos. Ele acaba por causar obstrução nasal e fazer a pessoa ressonar ao dormir.
Além disso, a cirurgia plástica no nariz também pode corrigir anomalias congênitas como o lábio leporino. Nesse caso, a cirurgia é realizada para a reconstrução da estrutura e função do local.
​
Blefaroplastia
Pessoas com mais de 30 anos sabem que, a partir dessa idade, os efeitos do envelhecimento podem começar a aparecer. Isso varia de uma pessoa para a outra porque inclui fatores como DNA e rotinas de vida de cada um. Contudo, muitas pessoas estão recorrendo à cirurgia plástica nos olhos para combater o envelhecimento, entre outros fatores.
A plástica ocular é capaz de corrigir deformidades da região dos olhos, desde as pálpebras até o sistema de drenagem. A técnica une microcirurgia oftalmológica com a reconstrução própria de cirurgias plásticas.
São vários os tipos de alterações oculares que podem ser tratados com a cirurgia plástica nos olhos. Além dos motivos estéticos, muitas pessoas recorrem a essa técnica até para enxergarem melhor.
As alterações nas pálpebras, por exemplo, podem ter sido ocasionadas por doenças como câncer, herpes ou até da tireóide. O excesso de pele que se acumula no local pode acabar causando um aspecto cansado.
lifting frontal
O lifting é uma cirurgia plástica na testa para reduzir as rugas de expressão. Elas são causadas pela contração excessiva da musculatura da região. Quase inevitáveis com o envelhecimento, as rugas podem aparecer em qualquer idade. O lifting frontal é a cirurgia que promete resolver esse problema das rugas e dá um ar jovial ao rosto.
O procedimento acontece através de incisões diretamente no couro cabeludo. A partir disso, enfraquece-se os músculos da testa onde estão as rugas para que a pele seja renovada. A cirurgia é muito semelhante, por exemplo, ao efeito de um botox. Em alguns casos, o lifting pode também levantar as sobrancelhas.
lipoaspiração de papada
Lipo de papada é indicada quando existe excesso de gordura abaixo do queixo até a parte do meio do pescoço. Além disso, não pode existir grande flacidez e excesso de pele pois o aspecto pode até piorar. Portanto, a indicação deve ser feita pelo cirurgião plástico para te oferecer o melhor resultado possível dentro da realidade do seu exame físico.
É um procedimento muito eficaz e realizado em todo o mundo; especificamente no Brasil, observamos um aumento na procura visto que uma cirurgia plástica rápida e segura, pode ser feito em ambiente hospitalar
Otoplastia
A Otoplastia é o nome dado à cirurgia plástica para a correção das orelhas proeminentes ou popularmente conhecidas como “orelhas de abano”. Esta intervenção, em geral, é efetuada aos 7 anos de idade, período que corresponde ao início da vida escolar e início de situações constrangedoras para a criança. A técnica cirúrgica depende da deformidade apresentada e corrige:
• Orelhas muito grandes (Orelha de Abano)
• Correção de cirurgia prévia da orelha.